Confidencial
Subscrever Newsletter

 

Sondagem d vitria a Marcelo logo na primeira volta | Jornal Digital
Poltica

Presidenciais

Sondagem d vitria a Marcelo logo na primeira volta

2015-12-11 09:19:12

Lisboa - O barmetro do Centro de Sondagens da Universidade Catlica para a Antena 1, RTP, JN e DN d a Marcelo Rebelo de Sousa 62% das intenes de voto nas presidenciais, contra apenas 15% de Sampaio da Nvoa e de 14% de Maria de Belm.

Quanto aos restantes candidatos, s 3% dos portugueses inquiridos manifestam inteno de votar tanto na Marisa Matias , do Bloco de Esquerda, como em Edgar Silva, do PCP. Paulo Morais e Henrique Neto apenas arrecadam 1% das intenes de voto.

De referir, que entre os inquiridos, Marcelo entra em todos os eleitorados, sendo o candidato mais nomeado entre os eleitores do PS, BE e CDU.

Confirmando-se o resultado desta sondagem, o ex comentador da TVI, atingiria o nvel do general Ramalho Eanesque que obteve em 1976 ,quando se candidatou pela primeira vez a Belm, 60% dos votos, s suplantado em 1991 por Mrio Soaresm que conseguiu 70,35% quando se recandidatou a um segundo mandato.

Ficha tcnica

Esta sondagem foi realizada pelo CESOP-Universidade Catlica Portuguesa para o Jornal de Notcias, Dirio de Notcias, Antena 1 e RTP, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2015. O universo alvo composto pelos indivduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal continental. Foram seleccionadas aleatoriamente dezoito freguesias do pas, tendo em conta a distribuio da populao recenseada eleitoralmente por regies NUT II e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A seleco aleatria das freguesias foi sistematicamente repetida at que os resultados eleitorais das ltimas eleies legislativas nesse conjunto de freguesias (ponderado o nmero de inquritos a realizar em cada uma) estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos. Os domiclios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatrio e foi inquirido em cada domiclio o prximo aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. Foram obtidos 1183 inquritos vlidos, sendo 58% dos inquiridos do sexo feminino, 34% da Regio Norte, 20% do Centro, 34% de Lisboa, 5% do Alentejo e 7% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuio de eleitores residentes no Continente por sexo, escales etrios, regio e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral e das estimativas do INE. A taxa de resposta foi de 69%*. A margem de erro mximo associado a uma amostra aleatria de 1183 inquiridos de 2,9%, com um nvel de confiana de 95%.

* A taxa de resposta estimada dividindo o nmero de inquritos realizados pela soma das seguintes situaes: inquritos realizados; inquritos incompletos e recusas.

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  António Costa anuncia actualizações das pensões, complemento solidário e RSI
  Sócrates quer que PS se defina quanto às presidenciais
  Sócrates acusa Ministério Público e fala de falta de apoio do PS
  Mais ricos continuam a pagar sobretaxa de IRS em 2016
  Portugal «está preparado» para enfrentar eventual ameaça terrorista
  Pacheco Pereira diz que não apoia candidatura de Marisa Matias
  Mário Centeno participa pela primeira vez numa reunião do Eurogrupo
  Programa do Governo começa a ser debatido esta quarta-feira
  António Costa não discursa na Conferência sobre o Clima em Paris
  Presidente da República lembrou que tem o poder de demitir o Governo
  Toma possa hoje o XXI Governo Constitucional
  Lista dos novos ministros de Portugal

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


MultimÉdia
   
Catarina Martins não fará parte do governo por falta de «condições politicas»
   
Candidaturas ao «Prémio Lorenzo Natali» para jornalistas abertas até 31 de Agosto
   
Comissão Europeia lança o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015
Cartoon
Jornal Digital | Notcias em Tempo Real | Desde 1998
www.LojaPecasAuto.pt
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias gr�tis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais