Confidencial
Subscrever Newsletter

 

Guin-Bissau: Polcia Judiciria deteve alferes da polcia suspeito de cumplicidade em narcotrfico | Jornal Digital
Lusofonia

Transportava 134 cpsulas de cocana

Guin-Bissau: Polcia Judiciria deteve alferes da polcia suspeito de cumplicidade em narcotrfico

2015-11-24 14:10:12

Bissau A Polcia Judiciria guineense (PJ) deteve este domingo 22 de Novembro uma alferes da Polcia da Ordem Pblica (POP), suspeito de prtica de obstruo s autoridades e por presumivelmente ter facilitado a fuga de um indivduo que tinha sido identificado como mula (transportador) de droga proveniente de Casablanca.

A notcia foi avanada em exclusivo PNN por uma fonte do Sistema Integrado de Informao Criminal da PJ, que sublinhou que para alm do oficial em causa, foram igualmente detidos Mussa Ciss e um cidado que afirmou ser Wilian Barrai. Ambos foram apresentados esta segunda-feira 23 de Novembro na Delegacia Privativa do Ministrio Publico, junto a Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau.

Segundo a mesma fonte, Mussa Cisse ter viajado para Bissau no voo AT 579 da Royal Air Marroc que efectuara uma escala em Casablanca, Marrocos, transportando no seu estmago 69 cpsulas de cocana e 75 na roupa. A PJ guineense ter sido informada sobre a actividade de Mussa Cisse no quadro da cooperao policial internacional.

chegada ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, agentes da PJ esperaram que Mussa Cisse efectuasse todas as formalidades de registo e de entrada no territrio nacional pelos Servios de Migrao e Fronteiras. Logo aps uma equipa da Unidade Nacional de Combate Droga dirigiu-se a Mussa Cisse solicitando que este apresentasse o seu passaporte, nesse momento a Unidade foi impedida de agir por Wilian Barrai e pelo referido alferes afecto POP.

Segundo as nossas fontes, face aos entraves o agente da PJ no local reiterou ao suspeito o pedido de colaborao, o qual foi novamente impedido pelo alferes, que por sinal, agente da POP colocado em servio no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

De acordo ainda com as fontes na PJ, passada toda polmica, o Inspector da PJ e coordenador da operao dirigiu-se ao Alferes que ter respondido em tom de desacato: Senhor, nkunsiu diritu, insibi kuma abo i di PJ, nkana intrega passaporte pabia ami tambi i autoridade. Aos nona sibi nam si contra sta nan li son pa sta, inkuda aos ku es brigada na kaba, ami i Capiton mbai tambi scola, ou seja, Senhor, conheo-te muito bem, sei quem tu s na PJ, no vou entregar o passaporte, porque eu tambm sou da autoridade. Hoje vamos saber se fomos apenas colocados para ali estar, se assim for ento o servio da nossa brigada termina hoje, eu sou um capito e tambm formado.

Durante esta interpelao, referiu a fonte na PJ, a esposa de um alto responsvel do Ministrio da Administrao Interna, ter recebido vrias chamadas s quais respondera de forma muito suscita limitando-se a dizer sim comissrio ao mesmo tempo Wilian Barrai recolhia as bagagens de Mussa Cisse enquanto insultava os agentes da PJ no local. Bo sai li omis. Bandidus li kil ke bo misti na ka negal, ou seja, saiam daqui homens, bandidos pois aqui aquilo que querem ns tambm o queremos, disse Barrai.

Por fim, na ltima tentativa antes de deixar Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, a PJ informou que a alferes da POP desencadeou junto ao porto de sada uma autntica puxa-puxa apoiada por Wilian Barrai fazendo passar fora o suspeito Mussa Cisse.

Mussa Cisse ter expelido do estmago 50 cpsulas de cocana no Bairro de Quelele, nos arredores de Bissau, e j nas instalaes da PJ aps ser submetido a mltiplos exames expeliu 19 cpsulas e 75 foram encontradas nas roupas do alferes que estavam no seu domiclio em Belm.

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  Jornalista Mussá Baldé vence concurso FIC TV I 2016 na Guiné-Bissau
  Guiné-Bissau: Presidente da ANP vítima de lesão no tendão de Aquiles
  Tribunal Militar Superior manda reabrir processo contra Zamora Induta
  Guiné-Bissau: População de Varela ameaça boicotar reunião com empresa Poto
  Guiné-Bissau: Simões Pereira e Botche Candé regressam ao parlamento
  Guiné-Bissau: Novo programa do Governo é quase idêntico ao que foi aprovado em 2014
  Guiné-Bissau: Governo pretende elaborar orçamentos realistas
  Governo encoraja imprensa guineense a usar os seus direitos constitucionais
  Guiné-Bissau: Sedja Mam suspendeu debate radiofónico na Rádio Difusão Nacional
  Três pessoas encontradas mortas numa residência em Bissau
  Guiné-Bissau: Democracia africana deve ser encarada como uma oportunidade para o desenvolvimento
  Guiné-Bissau: Mais de 300 mil crianças estão a ser vacinadas contra o sarampo

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


MultimÉdia
   
Catarina Martins não fará parte do governo por falta de «condições politicas»
   
Candidaturas ao «Prémio Lorenzo Natali» para jornalistas abertas até 31 de Agosto
   
Comissão Europeia lança o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015
Cartoon
Jornal Digital | Notcias em Tempo Real | Desde 1998
www.LojaPecasAuto.pt
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias gr�tis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais