Confidencial
Subscrever Newsletter

 

Mrio Vaz relana suspeies de enriquecimento ilcito de membros do Governo | Jornal Digital
Lusofonia

Durante discurso na Assembleia Popular Nacional

Mrio Vaz relana suspeies de enriquecimento ilcito de membros do Governo

2015-11-24 11:03:30

Bissau - O Presidente da Repblica da Guin-Bissau, Jos Mrio Vaz, disse que diariamente os cidados guineenses so obrigados a conviver, impotentes, perante claros e evidentes sinais exteriores de riqueza incompatveis com as conhecidas fontes de rendimentos de alguns servidores do Estado em funes h bem pouco tempo.

Esta segunda-feira, 23 de Novembro, durante a cerimnia de abertura da 1 sesso do 2 ano legislativo da 9 legislatura da Assembleia Nacional Popular, Jos Mrio Vaz, voltou a questionar por que razo, apesar das nossas comprovadas riquezas haliuticas e de licenas de pescas emitidas, ainda existem escassez de pescado no mercado nacional, e denunciou tambm que existem obras pblicas de construo e manuteno de estradas h muito iniciadas, mas continuamente inacabadas assim como apesar do consenso nacional da moratria determinada pelo executivo e do conflito com os madeireiros legalmente estabelecidos, ainda continuam conflitos no sector questionou, afirmando que na Guin tudo difcil, nada funciona e ningum responsabilizado.

Jos Mrio Vaz explicou ainda que com a exonerao de Procurador-Geral da Repblica e Presidente do Tribunal de Contas pretende reforar as condies institucionais de modo a dar uma resposta mais eficaz e em tempo oportuno s legtimas expectativas de todos os guineenses.

Foi neste sentido que o chefe de estado renovou o convite s entidades competentes para procederam a investigaes de modo a clarificarem os cancros sociais que esto a minar a justia, coeso social e relao de confiana entre os cidados e os seus dirigentes que vm sendo objecto de denncias de algum tempo a esta parte.

Mrio Vaz acusou ainda os parlamentares de transformarem, na recente crise poltica, a casa de democracia numa tribuna de excesso de linguagem e ultraje ao chefe de Estado, sem precedentes na histria democrtica do pas. Contudo, reitera a sua disponibilidade para colaborar com todas as comisses parlamentares, desde de as mesmas revelem nveis de seriedade suficiente para o profcuo relacionamento e cooperao institucional entre rgos de soberania.

Durante esta sesso que iniciou esta segunda-feira em Bissau, devendo terminar em Janeiro de 2016, os deputados debatem 11 pontos entre os quais a apreciao das Contas gerais do Estado relativas ao ano econmico 2009 e 2010, discusso e votao da proposta de lei sobre o estatuto remuneratrio dos Magistrados Judiciais e do Ministrio publico, discusso e votao do projecto de Cdigo da Justia Militar, discusso e votao do projecto lei sobre o estatuto do lder da oposio.

Tiago Seide

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  Jornalista Mussá Baldé vence concurso FIC TV I 2016 na Guiné-Bissau
  Guiné-Bissau: Presidente da ANP vítima de lesão no tendão de Aquiles
  Tribunal Militar Superior manda reabrir processo contra Zamora Induta
  Guiné-Bissau: População de Varela ameaça boicotar reunião com empresa Poto
  Guiné-Bissau: Simões Pereira e Botche Candé regressam ao parlamento
  Guiné-Bissau: Novo programa do Governo é quase idêntico ao que foi aprovado em 2014
  Guiné-Bissau: Governo pretende elaborar orçamentos realistas
  Governo encoraja imprensa guineense a usar os seus direitos constitucionais
  Guiné-Bissau: Sedja Mam suspendeu debate radiofónico na Rádio Difusão Nacional
  Três pessoas encontradas mortas numa residência em Bissau
  Guiné-Bissau: Democracia africana deve ser encarada como uma oportunidade para o desenvolvimento
  Guiné-Bissau: Mais de 300 mil crianças estão a ser vacinadas contra o sarampo

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


MultimÉdia
   
Catarina Martins não fará parte do governo por falta de «condições politicas»
   
Candidaturas ao «Prémio Lorenzo Natali» para jornalistas abertas até 31 de Agosto
   
Comissão Europeia lança o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015
Cartoon
Jornal Digital | Notcias em Tempo Real | Desde 1998
www.LojaPecasAuto.pt
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias gr�tis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais