Confidencial
Subscrever Newsletter

 

As palavras do ano nos meios de comunicao social portugueses | Jornal Digital
Multimdia

Euros, apalavra em destaque

As palavras do ano nos meios de comunicao social portugueses

2014-12-30 14:40:32

Lisboa - Euros, esta foi a palavra que mais se destacou nos meios de comunicao portugueses durante o ano de 2014. A Cision elaborou um estudo com a finalidade de apurar as palavras que mais se destacaram na agenda meditica nacional, no ano de 2014 e, entre estas, as que mais vezes foram utilizadas.

Atravs do algoritmo Cision de anlise textual foi encontrado um conjunto de palavras que mais se notabilizaram nos rgos de informao. Estas palavras foram posteriormente sujeitas a uma pesquisa para se chegar ao nmero final de referncias de cada uma delas nos rgos de comunicao social. Desta forma, foi possvel estabelecer um ranking das palavras mais mediticas do ano de 2014.

A palavra euros foi, entre as mais proeminentes, a mais referenciada em artigos noticiosos, com o impressionante registo de 618.527 referncias. Nesta lista de palavras notveis seguiram-se as palavras governo, com 491.996 referncias, milhes, com 451.389 referncias, e mundial, com 321.803. Esta ltima foi em muito impulsionada pelo Mundial de Futebol do Brasil, decorrido no ltimo Vero. Ficou a cargo da europa fechar o Top 5, com 314.321 registos apurados em artigos noticiosos.

Comprar, vender, investir, dever, emprestar so aces que convergem na palavra mais meditica do ano. Em euros funciona a economia nacional e a proeminncia desta palavra nos rgos de comunicao social parece indiciar que o principal foco da agenda meditica nacional, em 2014, foi mesmo a economia.

No ranking seguem-se as palavras futebol, sade, poltica, Benfica (o campeo em ttulo na modalidade de futebol) e, a fechar este ranking, surge a palavra banco. A situao ocorrida no BES foi decisiva para que esta palavra se destacasse como uma das mais proeminentes nos media portugueses em 2014.

Relativamente poltica nacional, as palavras que mais se destacaram nos media a seguir a governo foram as palavras PS e PSD. No desporto, Benfica, Sporting e FC Porto dominaram as atenes, com os trs clubes a somarem um total de 546.969 referncias.

Quando a observao se cinge a palavras que definem grandes temas o futebol destaca-se, relegando as palavras sade e poltica para 2 e 3 lugares.

A ttulo de curiosidade, o dia 21 de Novembro marcou decisivamente a entrada de uma palavra na agenda meditica. A palavra Scrates registou, nas ltimas semanas, um aumento exponencial em termos de visibilidade nos meios de informao nacionais. Mais do que qualquer outra. Em pouco mais de um ms, esta palavra obteve mais de 40.000 referncias. Se o perodo de anlise se resumisse ao ms de Dezembro, Scrates teria sido a palavra que lideraria o ranking.

O objecto de anlise deste estudo, realizado pela Cision so todas as notcias veiculadas no espao editorial portugus, em mais de 2000 meios de comunicao social (televiso, rdio, online e imprensa).

O perodo temporal sobre o qual incidiu o estudo foi o perodo decorrido entre os dias 1 de Janeiro e 29 de Dezembro de 2014, num total de mais de 7 milhes de artigos analisados.

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  Catarina Martins não fará parte do governo por falta de «condições politicas»
  Candidaturas ao «Prémio Lorenzo Natali» para jornalistas abertas até 31 de Agosto
  Comissão Europeia lança o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015
  Parlamento Europeu promove seminário para jornalistas sobre questões europeias
  Madeira: 9 partidos e 3 coligações entregaram listas
  Quase 70 jornalistas perderam a vida em 2014
  Colunista do «The New York Times» faleceu na redacção do jornal
  RTP: Sindicato de Jornalistas contesta possibilidade de redução de trabalhadores
  Conselho de Administração da RTP vai apresentar demissão
  Morreu o jornalista Luís Ochôa
  STJ recebe terceiro pedido de «habeas corpus» para Sócrates
  ERC alarga consulta pública sobre definição dos novos media

Comentrios

Nome:

E-mail:

Comentrio:


MultimÉdia
   
Catarina Martins não fará parte do governo por falta de «condições politicas»
   
Candidaturas ao «Prémio Lorenzo Natali» para jornalistas abertas até 31 de Agosto
   
Comissão Europeia lança o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali 2015
Cartoon
Jornal Digital | Notcias em Tempo Real | Desde 1998
www.LojaPecasAuto.pt
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Not�cias gr�tis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais