Confidencial
Subscrever Newsletter

 

Cabo Verde: Aumento de passageiros revela retoma do turismo | Jornal Digital
Lusofonia

Tráfego internacional superou o nacional

Cabo Verde: Aumento de passageiros revela retoma do turismo

2012-02-01 11:08:35

Praia - Apesar da crise financeira internacional e nacional, o turismo e o sector de transportes aéreos dão sinais de retoma das suas actividades em Cabo Verde, de acordo com dados revelados pela Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) segundo os quais o tráfego de passageiros nos aeroportos do arquipélago cresceu 11,2% em 2011, face ao ano anterior.

Durante o ano passado, passaram pelos aeroportos cabo-verdianos um milhão 783 mil 111 passageiros, enquanto, a nível do carga, foram transportadas mais de quatro mil toneladas, o que representa um crescimento de 9,3%.

Pela primeira vez, o tráfego internacional superou o nacional, tendo o primeiro registado um aumento de 20,8%, enquanto, a nível doméstico, os dados revelam também um crescimento de 2,8%.

De acordo com a ASA, o movimento de aeronaves cresceu 9,2%, sendo 12,3% no internacional e 7,9% no doméstico.

Por seu turno, a FIR Oceânica do Sal, onde se encontra o maior aeroporto internacional do país, controlou 44 170 aeronaves, ou seja, cerca de 21 por dia, o que representou um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior, facto considerado «extraordinário», pela ASA.

Apesar da construção de mais três aeroportos internacionais nos últimos sete anos, embora de pequeno porte, o Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, foi aquele que acolheu o maior número de passageiros (576 mil 323), na sua maioria provenientes do exterior, seguido do Aeroporto Internacional da Praia (528 mil 495 passageiros), Boa Vista (364 mil 990 passageiros) e S.Vicente (196 mil 562 passageiros), este último inaugurado há apenas dois anos.

Na análise do economista João Silva, em declarações à PNN, «esses dados revelam claramente uma retoma da economia cabo-verdiana, particularmente o turismo», como prova o aumento de passageiros com destino à Boa Vista (30%) e Sal (8,6%), os dois principais centros turísticos do país.

João Silva adverte, no entanto, para este cenário, que poderá alterar-se rapidamente já que depende de contingências externas e totalmente incontroladas por Cabo Verde.

«É só a crise demorar por muito mais tempo ou até tornar-se mais pronfunda nos países europeus emissores de turistas para Cabo Verde, como Portugal, Reino Unido, Suécia e Itália, ou ainda outros destinos se mostrarem mais competitivos, que a situação pode inverter-se», alerta o especialista, que acredita estar a crise internacional num momento de alguma esperança, principalmente pela retoma da economia, ainda que tímida, dos EUA.

Dados oficiais, do Banco de Cabo Verde e do Ministério das Finanças, estimam um crescimento da economia cabo-vediana entre 5,5 e 6% em 2012 e entre 6,5 e 7% em 2013.

(c) PNN Portuguese News Network

Partilhar
MAIS ARTIGOS...
  Guiné-Bissau: PR felicita esforços do Governo na recuperação da Praça Titina Sila
  Guiné-Bissau: Ministério da Educação exige que ULG cumpra o despacho do Governo
  Cabo Verde e Guiné-Bissau assinaram quatro acordos de cooperação
  PR de Cabo Verde participa na 24.ª Conferência da União Africana
  Miguel Trovoada vai apresentar o relatório sobre a Guiné-Bissau nas Nações Unidas
  Human Rights Watch preocupada com corrupção em Angola, Brasil e Guiné Equatorial
  Guiné-Bissau: Dia da Mulher assinalado pela recuperação de produção intelectual
  São Tomé e Príncipe: Banco Central intervém no Banco Equador
  Moçambique: Líder do MDM explica tomada de posse dos deputados
  EUA pedem à Guiné Equatorial que respeite a liberdade de expressão
  PM da Guiné-Bissau conclui visita a Cabo Verde
  Brasil: Morreu a filha de Vinicius de Moraes

Comentários

Nome:

E-mail:

Comentário:


MultimÉdia
   
Conselho de Administração da RTP vai apresentar demissão
   
Morreu o jornalista Luís Ochôa
   
As palavras do ano nos meios de comunicação social portugueses
Cartoon
Jornal Digital | Notícias em Tempo Real | Desde 1998
Hospedagem de Sites Low Cost Cabinda Digital Luanda Digital Bissau Digital Jornal de São Tomé Timor Leste Cabo VerdeMaputo Digital
Notícias grátis no seu site Recrutamento Estatuto editorial Ficha técnica Contactos Publicidade Direitos autorais